APLICATIVOS PARA TRADUÇÃO SIMULTÂNEA DE LIBRAS FACILITAM A COMUNICAÇÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS

Fonte: Reprodução/Facebook/handtalkBR


Você conhece alguém que não possua celular? Difícil não é? Essa ferramenta já ocupa parte significativa nossas vidas e segundo a Anatel, em abril de 2015, o Brasil encerrou o mês com 283,5 milhões de acessos móveis, o que representa uma média de 1,38 linha por habitante, ou seja, é muito fácil perceber pessoas fazendo o uso desses aparelhos em qualquer ambiente. Pessoas cada vez mais conectadas e interessadas em descobrir novas tendências tecnológicas, ampliando as formas de comunicacão. Diante desse avanço uma comunidade tem sido beneficiada de maneira especial com os novos rumos da tecnologia. Cerca de 70% dos surdos tem dificuldade em ler e escrever a língua escrita de seu país, pois a experiência de comunicação dessas pessoas é extremamente visual, dessa forma a maioria das pessoas surdas depende exclusivamente da Língua de Sinais para se comunicar e obter acesso a informação.
Para atender esse público, empresas de tecnologia tem se dedicado a desenvolver aplicativos e ferramentas que facilitem a comunicação de quem depende do uso da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS para se comunicar.
De modo geral os aplicativos fazem a tradução dos sinais para língua falada e escrita e vice-versa.
No ambiente escolar, aplicativos de tradução podem facilitar a comunicação entre todo o corpo docente e o aluno que apresenta deficiência, bem como a comunicação com os outros alunos e contribui para o pleno desenvolvimento desse aluno.
Abaixo falaremos um poucos mais de alguns aplicativos com essa funcionalidade:

VLibras

É um projeto desenvolvido em parceria com o Ministério do Planejamento,Desenvolvimento e Gestão, por meio da secretaria de tecnologia da informação e a Universidade Federal da Paraíba(UFPB), A suíte VLibras é um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (textos,áudio e vídeo)para a Libras.
Librazuk
Aplicativo criado por estudantes da Universidade São Judas Tadeu,em São Paulo tem por objetivo ensinar de maneira simplificada a Língua Brasileira de sinais .A ideia é facilitar  a comunicação com pessoas que tem deficiência  auditiva e na fala, apresenta ainda módulos teóricos e jogos que auxiliam na fixação do conteúdo, dicionários e opção de realidade aumentada.

Hand Talk
A Hand Talk foi fundada em 2012, traduz automaticamente texto e áudio para Libras em seu smartphone ou tablet, realiza vídeo chamadas com intérpretes de Libras de todo o Brasil para tradução simultânea. A empresa criadora, foi premiada internacionalmente e é referência no segmento.

ProDeaf
ProDeaf Móvel é o primeiro aplicativo tradutor para a Língua Brasileira de Sinais. Com a ajuda da LIBRAS através de texto escrito ou reconhecimento de voz, facilitando o seu aprendizado na língua de sinais.
Também está disponível um dicionário para você navegar entre milhares de palavras em português e ver sua tradução sem necessidade de conexão com a internet. Tudo isso pode ser utilizado totalmente grátis sem nenhuma restrição.

Comentários